NÃO DÊ ANIMAIS DE PRESENTE!



Sempre tive vontade de escrever sobre as tais lembrancinhas vivas que vejo por aí em festas de aniversário. Se o tema é fazendinha, as crianças levam pintinhos, se Fundo do Mar, levam peixinhos e no Natal penam os cachorrinhos.
É uma barbaridade total, uma insanidade ofertar como lembrancinha animais que precisam de cuidados, alimentação e ambiente favorável para o seu crescimento,  aos seus convidados, que por educação ou pelo apelo das crianças, levam para casa algo que JAMAIS planejaram para si, é nesta circunstancia que os animais morrem ou são simplesmente  abandonados pelos seus donos.
Como sou educadora, sempre pensei em festas infantis como um momento em que circulam "mensagens" que estão ocultas, mas que são bem assimiladas pelas crianças. A festa circo com os animais de pelúcia dentro das jaulas, dizem;" Animais devem ser presos" Animais de circo trabalham para o circo". As crianças aprendem assim! A festa infantil é um momento rico para a aprendizagem, que todos sabemos, não ocorre apenas na escola.
Li muitas matérias sobre as lembrancinhas vivas, já vi pintinhos serem estrangulados por crianças muito pequenas, que sem noção alguma apertavam seus bichinhos para que não fossem embora, vi crianças chorando por não saber o havia com seu peixinho que não nadava mais... Vi a minha neta batizar um peixinho que ganhou em um aniversário de NEMO e até hoje não sabe ao certo o que aconteceu com ele..."NEMO" morreu dias depois apesar dos cuidados da mãe, que nunca criou peixinhos de aquário!
É lamentável que ainda ocorra este tipo de atrocidade.
A festa infantil também é uma grande oportunidade de ENSINAR valores as crianças.
Bichos não são coisas que podemos presentear, são seres vivos que precisam de atenção e cuidados.

Tereza


Comentários

PQNINOS disse…
Muito boa sua mensagem! Concordo plenamente, animais não são lembrancinhas de aniversário!
Bj
Graficas On Line disse…
Como alguem pode dar animais como lebrancinhas? Um absurdo!!!!!!!
Buffet Guia disse…
É verdade, não se pode dar animais como lembrancinhas. Não podemos esquecer que é uma vida !

Buffet Guia
www.buffetguia.com.br
Excelente, Tereza. Nunca fui a um aniversário que Duda recebesse esse tipo de lembrancinha, mas soube de alguns assim.
Nunca tinha parado para pensar na situação, porque não passei por ela. Agora, com esse seu alerta, realmente é para se evitar esse tipo de coisa.
Parabéns e continue a fazer as manifestações, pois são ótimas para fazer as pessoas refletirem.
Beijos...

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA CARROS DE FELIPE! PARA SE APAIXONAR!